Matt Kwasniewski-Kelvin, guitarrista fundador do Black Midi, morre aos 26 anos

Músico britânico, que lutava contra problemas de saúde mental, foi peça central na renovação do rock experimental e do post-punk moderno

NOTÍCIAS

Redação The Music Mix

1/12/20261 min ler

O mundo do rock alternativo está em luto. Matt Kwasniewski-Kelvin, guitarrista e membro fundador da influente banda londrina de post-punk experimental Black Midi, faleceu aos 26 anos. A notícia foi confirmada pela gravadora Rough Trade, que revelou que o músico enfrentava uma "longa batalha com sua saúde mental".

Matt foi peça fundamental na criação da sonoridade caótica e inovadora que colocou o Black Midi no topo da crítica mundial com o álbum de estreia Schlagenheim (2019), indicado ao Mercury Prize. O guitarrista estava em hiato da banda desde 2021 para focar em seu tratamento, chegando a colaborar pontualmente em composições posteriores antes do grupo encerrar atividades oficialmente.

Legado e Carreira

  • Cena de Brixton: Matt conheceu seus companheiros de banda na prestigiada BRIT School e foi um dos pilares da cena do local The Windmill, ao lado de nomes como Black Country, New Road e Squid.

  • Sonoridade Única: Seu trabalho em singles como "bmbmbm" e "Speedway" ajudou a redefinir o rock experimental moderno, misturando técnica apurada com explosões de ruído e improvisação.

  • Trabalhos Recentes: Além do Black Midi, Matt colaborou com o artista Wu-Lu em 2022 e lançou material solo em 2024, mantendo seu espírito artístico ativo e politizado.

Alerta sobre Saúde Mental

Em nota, a gravadora Rough Trade deixou um apelo importante: "Por favor, tirem um momento para conversar com seus entes queridos para que possamos evitar que isso continue acontecendo com nossos jovens".


Se precisar de ajuda ou estiver passando por um momento difícil, procure o CVV (Centro de Valorização da Vida) pelo telefone 188 ou no site cvv.org.br. O atendimento é gratuito e sigiloso.

Foto: Jim Bennett/WireImage